sábado, 18 de outubro de 2014

Reflexão Salesiana para o 29º domingo do Tempo Comum - 19 de outubro de 2014


Destaque: "Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus."

Perspectiva Salesiana

Viver uma vida centrada em Deus não é simples, não é uma proposta completamente delineada e clara. Mesmo que nós fomos criados para viver eternamente com Deus no céu, devemos também, em qualquer momento, prestar atenção a todas as tarefas e responsabilidades que temos aqui na terra. 
Devemos dar ao céu e a terra o que lhes é devido. Como é que isso funciona? 
Se tentarmos explicar usando a frase, isso significa que devemos roubar de Pedro para pagar Paulo? Não, não há necessidade de tomar nada de ninguém para pagar tributo a alguém! Então, devemos dar a Deus com uma mão e ao mundo com a outra? Não, o nosso desafio consiste em usar as duas mãos de forma que sejam justas com as coisas da terra e também com as do céu. 
Não querendo exagerar, a lição óbvia que nos deixa o Evangelho de hoje é que o nosso serviço no céu e o nosso serviço na Terra são, na verdade, dois lados da mesma moeda!  Em última análise, somos fiéis a "Cesar" e a "Deus" quando tratamos os nossos irmãos e irmãs com justiça... quando lhes damos o que lhes devemos.
Francisco de Sales escreveu: "Sejam justos e equitativos quando se trata de agir. Coloquem-se sempre no lugar dos seus vizinhos e coloquem-nos no seu lugar, e assim, desta maneira, conseguirão julgar corretamente. Imaginem que são o vendedor quando estão comprando algo, e imaginem que são o comprador quando estejam vendendo algo. Só assim comprarão e venderão de forma justa... vocês não perdem nada ao viver generosamente, nobremente, cortesmente e com um coração que seja real, justo e razoável. Decidam-se a examinar seus corações seguidamente, para ver se estão sendo com os seus vizinhos aquilo que esperam que seus vizinhos sejam com vocês, se estiverem em seu lugar. Esta é a base da verdadeira razão. "(Introdução à Vida Devota , Parte III, Capítulo 36) 
Dar aos outros o que eles merecem não é apenas ser fiéis à dívida de amor que temos uns pelos outros. Também pode ter ramificações muito práticas. Francisco de Sales escreveu estas palavras em 1604: "Eu vejo que vocês tem uma dívida... paguem-na logo que seja possível, cuidem-se para nunca ficar com algo que pertence aos outros" (Stopp,Selected Letters ., p 69) 
Sejam grandes ou pequenas nossas obrigações que temos, devemos nos esforçar para dar sempre o que é devido aos nossos irmãos e irmãs. Devemos esforçar-nos para tratar uns aos outros de forma justa, com justiça, humildade, honestidade e igualdade. Ao fazê-lo estaremos dando a "César" o que é de "Cesar" e também daremos a Deus o que é de Deus. 
Na tradição salesiana nós nunca temos que escolher entre nos preocuparmos com as coisas no céu e com as da terra. Ao atender as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, nós servimos tanto as coisas terrenas como as coisas celestiais ao mesmo tempo, e neste processo "Nós damos prova da nossa fé, das nossas obras no amor, e demonstramos constância na esperança que temos em Jesus Cristo." 

Padre Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

O Evangelho de hoje diz-nos que devemos dar a Deus o que é de Deus, e ao Estado o que pertence ao Estado. São Francisco de Sales observa que, a fim de desfrutar de um Estado justo, devemos obedecer aqueles a quem Deus deu autoridade para governar. No entanto, ele se concentra mais sobre o que é de "Deus" e o explica através do conceito de "obediência de amor": 
Nós possuímos um desejo natural de amar a Deus que também nos diz que pertencemos a ele. Somos como cervos que levam as iniciais do proprietário gravado na pele. Mesmo quando ele permite que eles andem livremente na floresta, todo mundo sabe quem é dono desses cervos. Da mesma forma, nós também somos livres, e nossa tendência natural de amar a Deus permite que nossos amigos e inimigos saibam que nós pertencemos a Ele, que quer nos manter sob a "obediência de amor." 
Esta obediência de amor consagra nosso coração para o amar e o serviço de Deus. Jesus é o modelo a seguir. Quando depositamos todos os nossos desejos nas mãos de Deus, estamos permitindo que seja Ele quem nos dê forma e molde. Tal obediência para despertar em nós,  não precisa de ameaças ou recompensas, de mandamentos, nem de lei. Se antecipa a todas essas coisas, já que se entrega livremente a Deus. Com grande amor é dada a tarefa de realizar tudo o que contribua para a união de nossos corações com Ele, e empreende a dita jornada naturalmente. 
Às vezes, nosso Senhor exorta-nos a correr a toda velocidade para cumprir as tarefas de nossos cargos. De repente, nos faz parar a meio da corrida, quando já estávamos mais consolidados em nosso percurso. Mesmo quando devemos fazer todos os esforços para levar a bom termo a obra de Deus, devemos também aceitar os resultados com tranquilidade. Nossa obrigação é semear e regar cuidadosamente, mas o crescimento pertence exclusivamente a Deus. 
No entanto, assim como uma doce mãe orienta seus filhos, ajuda-os, e os sustenta na medida em que ela vê a necessidade de fazê-lo, Nosso Salvador também nos carrega e nos toma pela mão, quando nos confrontamos com dificuldades insuportáveis. Desfrutemos, então, com serenidade de coração, adotando a obediência de amor que nos une a Deus, a quem pertencemos. 
(Adaptação retirada da obra de São Francisco de Sales, em particular o Tratado do Amor de Deus) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário